Search
TwitterPinterest
10/1/2022
Sono

8 aplicativos que vão te ajudar a dormir melhor

Veja como os apps de meditação trazem benefícios ao seu descanso.

Ana Beatriz Rosa

Parece que a estratégia de contar carneirinhos é coisa do passado. Agora a moda é ter o seu celular como aliado no seu sono. 

Parece contraditório? Mas calma que a gente explica.

Diversos estudos já comprovaram os efeitos da luz artificial e das telas na qualidade do nosso sono. 

De acordo com as pesquisas, o “modo noturno" do celular tem quase nenhum efeito, já que a tal da luz azul emitida pelas telas é responsável apenas por uma parcela dos efeitos negativos em nosso descanso.

Segundo os pesquisadores, o estímulo cognitivo de interagir com os smartphones, assim como se engajar em aplicativos de redes sociais e notificações de mensagens antes de dormir, já é suficiente para induzir o nosso cérebro ao estado de “alerta” e afetar a qualidade do sono.

Mas e se você pudesse escolher apps que realmente te ajudassem no relaxamento? 

Pensando nisso, uma série de aplicativos dedicou as suas funcionalidades para induzir a melhora do sono do usuário por meio de técnicas de meditação guiada e sons calmantes.

Eles não exigem nenhuma interação na hora de dormir. Basicamente, você programa o seu celular para que o áudio guiado te conduza ao estado de relaxamento, sem precisar ficar encarando as telas.

 

Meditação como ferramenta para a qualidade do sono

A meditação é uma das técnicas mais estudadas pela Ciência como forma de potencializar a sensação de bem-estar, relaxamento e descanso. 

Esse tipo de prática pode ser eficaz no tratamento de pessoas com insônia e na melhoria da qualidade de sono de pessoas saudáveis. 

Quando meditamos e relaxamos antes de dormir, especificamente, somos induzidos a um estado que reflete mudanças no nosso sistema nervoso.

Isso acontece porque ajustamos o ritmo da nossa respiração e o nosso corpo vai, gradualmente, reduzindo as suas atividades até entrarmos em um estado de sonolência.

A seguir, veja algumas dicas práticas para usar a meditação como sua aliada na hora do descanso:

  • Encontre um ambiente calmo e uma posição confortável
  • Se for meditar antes de dormir, faça isso já na cama, com as luzes apagadas e
  • Você pode usar da aromaterapia para potencializar a sensação de relaxamento
  • Escolha aplicativos de meditação guiada para te ajudar no começo da prática
  • Concentre-se no momento presente, nas sensações físicas do seu corpo e tente não se apegar a pensamentos específicos
  • Acima de tudo, lembre-se que a meditação é uma prática muito pessoal. Encontre a forma mais confortável e que funcione para você

Conheça alguns aplicativos que podem ajudar a qualidade do seu sono:

Calm


O aplicativo de meditação e relaxamento é um dos mais populares na categoria.

Ele possui programas específicos para quem está começando a aprender sobre a prática de mindfulness, a atenção plena. Ainda, possui trilhas dedicadas a ajudar na melhoria da qualidade do sono de seus usuários.


Headspace


Conhecido por seus exercícios de meditação guiada, o Headspace também é um aplicativo para quem busca a prática do mindfulness como estratégia para acalmar a mente e os pensamentos.

Para além dos áudios (em inglês) de meditação e respiração, o app também oferece conteúdos como músicas e histórias para quem busca uma noite de sono de qualidade.


Insight Timer


O app funciona como uma grande biblioteca de meditações guiadas, podcasts e faixas musicais para aliviar o estresse, a ansiedade e dormir melhor.

O grande diferencial está na oferta de conteúdos em áudio em português.

Ainda, o app oferece uma espécie de "rede social" da meditação, em que você pode acompanhar os perfis dos produtores de conteúdo da sua preferência e também embarcar em cursos e jornadas mais aprofundadas sobre algum tema específico, como gratidão, qualidade de vida e estratégias para lidar com a insônia.


Sleep Cycle

Quer acompanhar como está a qualidade do seu sono?

O Sleep Cycle te ajuda nessa empreitada. O app funciona como um diário do sono em que você pode analisar dados referentes à sua noite dormida.

Mas o grande diferencial está no seu "despertador gentil". Isso mesmo.

O app te ajuda a acordar na hora exata para ter um bom dia, nem se deixando levar pelos 5 minutinhos a mais da preguiça, mas também sem te fazer acordar antes que você tenha tido o seu pleno descanso.

Zen




O app oferece conteúdos em áudio e vídeo para o descanso, relaxamento e a melhoria na qualidade do sono. Para uma noite tranquila, você pode experimentar os mantras e meditações guiadas.


Lojong

O app é 100% em português e oferece trilhas de meditação e relaxamento para melhorar a qualidade do sono, diminuir o estresse e a ansiedade.

Rain Sounds

Se você é do time que adora descansar com sons relaxantes, com certeza vai adorar este aplicativo. O Rain Sounds reúne diversos tipos de melodias que remetem ao barulho da chuva: de garoa à tempestade.

Tingles

Mas se você prefere sons mais amenos, como ruídos brancos ou ASMR (sigla em inglês que significa Autonomous Sensory Meridian Response, ou seja, uma sensação agradável provocada por estímulos visuais ou sonoros*),* com certeza vai se identificar com o app Tingles.


Se inscreva na

newsletter alice

com conteúdo que faz bem

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.