Search
TwitterPinterest
13/7/2021

Como funciona a enfermagem na Gestora de Saúde Alice

Na Gestora de Saúde Alice, o trabalho dos profissionais de enfermagem do Time de Saúde é essencial. Enfermagem clínica, enfermeiras gestoras e navegadores, são várias as frentes de enfermagem que tornam possível a gestão da saúde dos nossos membros. Vem aqui que a gente te explica melhor.

Time Alice me disse

É impossível falar de saúde sem falar do profissional de enfermagem. Estamos falando de profissionais que atuam na gestão clínica ou hospitalar, ensino e pesquisa, além das áreas de saúde coletiva, urgência e emergência, saúde do adulto, idoso, criança e adolescente.

Eles têm um papel importante no diálogo com outros profissionais da saúde no desfecho de diagnósticos e na tomada de decisões clínicas, uma vez que, em geral, eles são o contato mais próximo de uma pessoa ao longo de um atendimento ou tratamento.

Na Alice não é diferente. <h3_pink> Por aqui, o trabalho dos profissionais de enfermagem do Time de Saúde é essencial para a gestão da saúde dos nossos membros. <h3_pink>

Do processo de contratação ao primeiro atendimento, de um caso agudo ao acompanhamento constante, eles têm um papel primordial dentro do Time de Saúde.

"Na Alice, discutimos os casos de igual para igual, cada um na sua expertise, claro, mas aqui todo mundo tem voz", conta Silvia Marques, enfermeira clínica da Alice.

Silvia ajudou a formar o time de enfermagem que hoje compõe a gestora de saúde Alice. Segundo ela, a equipe possui uma mistura estratégica de alguns profissionais com perfis em atendimento hospitalar e outros com mais experiência na atenção primária (quer saber mais sobre atenção primária na Alice, vem aqui).

Feito isso, hoje a equipe de enfermagem da Alice se divide em enfermeiros(as) gestores(as), clínicos(as) e navegadores(as). Claro que essa divisão é apenas uma questão de organização, pois seja qual for a área de atuação, todos fazem parte de um único time: o seu Time de Saúde.

Enfermeiras e gestoras da sua saúde

Tão logo a pessoa vira membro, ela faz uma imersão em que conhece o(a) médico(a) e o(a) enfermeiro(a) que irá acompanhá-la durante toda sua jornada.


Disponível pelo app ou para consultas presenciais na Casa Alice, a equipe de <h3_pink> enfermagem gestora trabalha lado a lado da equipe médica que compõe o Time de Saúde dos membros da Alice. <h3_pink> "O acompanhamento longitudinal (no decorrer do tempo que o membro fica a Alice) é feito hoje pelo time de enfermeiras gestoras, que têm bastante experiência na atenção primária”, explica Silvia.


São profissionais que auxiliam o membro para que ele atinja seus objetivos de saúde e esteja em dia com seu plano de ação. Isso vai desde verificar se a carteira de vacinação está em dia, se foram feitos todos os exames pedidos, até avaliar, junto com o membro, como está o andamento das suas metas de saúde dentro dos pilares de alimentação, sono, saúde mental e atividades físicas.


Esse acompanhamento pode ser feito a pedido do membro ou por solicitação do restante do Time de Saúde, mas também é feito de forma periódica pelo próprio profissional para garantir que está caminhando bem. Não estranhe se de repente você receber uma mensagem de uma enfermeira perguntando: olá, vamos conversar para eu saber como você está?

Enfermeiros Navegadores: para ninguém ficar perdido

Concentramos o cuidado com a saúde do membro num único lugar, o app Alice. Pelo Alice Agora, por exemplo, o membro pode relatar queixas de saúde agudas ou leves, tirar dúvidas sobre saúde e, inclusive, resolver questões  administrativas.

Nesse último caso, quem entra em ação é <h3_pink> a equipe de enfermeiros(as) navegadores(as), que conseguem ajudar o membro desde um caso de 'não recebi meu boleto' até um 'preciso agendar um especialista'. <h3_pink> "Não chamamos essas demandas de administrativas e sim de  indiretas, porque tudo é saúde. Se eu não consigo pagar o boleto eu fico sem acesso à minha gestora e isso é um caso de saúde", explica Silvia.  


"Tenho certeza que todo mundo já teve que esperar 5, 10, 15 minutos até alguém te atender, aí a pessoa não te atende, cai na lista de espera, cadê a carteirinha, falar com boot... Na Alice isso não acontece. Aqui, o membro tem um único canal e nossa média de atendimento atualmente é 36 segundos. Não é um robô, é alguém com uma vontade genuína de cuidar de você".

Enfermagem clínica: sempre disponível pelo app


Falando em cuidado, se o membro entrar no canal com alguma queixa ou demanda de saúde, quem fará o atendimento é o time de enfermagem clínica. Estamos falando de profissionais capazes de fazer um primeiro diagnóstico e planejar a melhor forma de seguir.


São profissionais que já conhecem o membro - pelo seu histórico de saúde e muitas vezes pelos vários atendimentos já feitos - e são capazes de orientá-los seja numa crise de ansiedade, num sintoma preocupante ou quando for preciso algum exame, remédio ou consulta. Para isso, esse time conta com a ajuda dos médicos do Alice Agora, com quem discutem os casos e tomam decisões conjuntas.


"Estamos falando de profissionais com excelente raciocínio clínico, capazes de resolverem queixas ginecológicas, neonatal, realizarem diagnósticos de enfermagem e discutir casos clínicos com nossos médicos",  conta Silvia.


Viu só? A enfermagem é peça fundamental para que a gestão do cuidado do nosso membro seja coordenada, personalizada e assertiva. Não é à toa que cerca de 85% dos casos de queixas relatadas no Alice Agora são resolvidos ali mesmo, pelo canal.

<h3_pink> Para terminar, aqui vai um recado da nossa enfermeira Silvia: <h3_pink> "Eu entendo que algumas pessoas não sabem bem o que a enfermagem faz; nós discutimos todos os casos com médicos, existe muito raciocínio clínico e discussão por trás de tudo o que fazemos.Por isso, ajudamos muito com a saúde dos membros e podemos, sim, tornar a pessoa mais saudável”.


Se inscreva na

Newsletter

com conteúdo que faz bem

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.