Conheça nossos planos de saúde

Cuidar de plantas faz bem para saúde. Veja os benefícios

Time da Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Cuidar de plantas beneficios saude

Cuidar de plantas beneficios saude

Tamanho do texto

De uma planta tímida na sala até miniflorestas dentro dos apartamentos e em jardins de casa. O isolamento social imposto pela pandemia impulsionou o cultivo de flores, plantas e hortas. Relatório do Google de dezembro de 2020 apontou que o tema gerou mais de 16 milhões de views no Youtube em um ano. A maioria, de brasileiros em busca de conteúdos como “horta”, “cultivo” e variações do termo “plantas”.  Mas afinal, cuidar de plantas faz bem?

Mais do que um passatempo, a jardinagem é um hábito que pode ajudar a saúde física e mental de quem a pratica. Uma pesquisa realizada com mais de 6.000 pessoas no Reino Unido, publicada em maio na revista acadêmica Cities, apontou que cuidar de hortas domésticas ou plantas em casa, pelo menos duas a três vezes por semana, traz melhorias de bem-estar, alívio de estresse e na inclusão de atividade física na rotina. 

A pesquisa da Universidade de Sheffield mostra que, embora a melhora de saúde seja notável, o principal motivador para a jardinagem é o prazer de cuidar e ver as plantas crescendo ao longo do tempo.  

Os dados endossam as evidências já existentes de que, seja em um ambiente clínico ou dentro de casa, o cultivo de alimentos para consumo doméstico ou de plantas ornamentais para fins de decoração tem sido associado a efeitos positivos para a saúde em todas as idades. 

O benefício também ocorre por meio da consolidação do hábito de jardinagem, que passa a acompanhar a pessoa ao longo da vida.  De acordo com o estudo, a sensação de bem-estar costuma aumentar conforme os indivíduos envelhecem. 

O benefício de cultivar plantas é para todas as idades

Para crianças

Possibilita a redução de dificuldade sociais, emocionais e comportamentais.

Para adultos

Auxilia no bem-estar físico e no alívio de estresse.

Para idosos

Pode reduzir a incidência de depressão.

benefícios de cultivar plantas para crianças, adultos e idosos
Artes: Bruno Belluomini/Portal Time de Saúde

Hortoterapia ou terapia com plantas

O uso da jardinagem já é reconhecido no auxílio do tratamento de diferentes patologias e como ferramenta de promoção à saúde em diferentes estágios da vida.

A Ciência demonstra que a atividade está associada aos benefícios na saúde mental e na prevenção e controle das doenças crônicas como diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, além de tratamento para ansiedade, raiva e fadiga‍.

Conhecida como “hortoterapia”, a atividade busca utilizar o cultivo de plantas, jardins e hortas como terapia por meio do envolvimento ativo ou passivo. 

No envolvimento passivo, pesquisadores buscam constantes evidências de que a simples observação da natureza, com intervenções dentro de casa, inclusive por imagens, pode ter efeitos positivos no humor e na saúde mental.

>> O que é a serotonina e como ela age no nosso corpo? Entenda

Alguns estudos já apontaram que a simples opção de trocar um muro de concreto por uma cerca viva seja o suficiente para trazer benefícios fisiológicos. 

Ainda ponto de contemplação e tratamento, um estudo realizado por quase uma década na Pensilvânia, pelo arquiteto Roger S Ulrich, que se dedicou a entender a arquitetura e o design de saúde baseado em evidência, demonstrou que a vista da janela de um hospital voltada para um jardim pode ter efeitos positivos na melhora do paciente, diminuindo o tempo de estadia pós-cirurgia, a dor, o estresse e até os custos de saúde. 

Para quem quer colocar a mão na massa, os benefícios da jardinagem ativa para a saúde mental e física também são estudados em diferentes áreas da saúde e também inclusos na rotina de clínicas de reabilitação, lares de idosos e hospitais. 

O trabalho com plantas nesses ambientes traz alívio de estresse e promoção de prazer em idosos e pacientes com sintomas de sofrimento psicológico, além do efeito de exercício da cidadania, expressão de liberdade e convivência dos diferentes, que são essenciais para as atividades terapêuticas. 

Veja também: Benefícios dos animais de estimação na sua saúde mental e física

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Nenhuma avaliação

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos