Search
TwitterPinterest
7/12/2021
Comportamento

QUIZ: Quem é você na jornada por uma vida mais saudável?

Responda ao quiz e descubra como conquistar uma vida mais saudável com dicas práticas, de acordo com seu objetivo.

Time de Saúde
imagem ilustrando hábitos de vida mais saudáveis

Começar uma atividade física e deixar o sedentarismo de lado, parar de fumar, ter uma alimentação cada vez mais consciente e uma relação mais positiva com o seu corpo, cuidar da saúde mental. Esses são alguns dos objetivos de saúde presentes na lista de muitas pessoas que querem conquistar uma vida mais saudável. 


Mas quem é você na jornada por uma vida mais saudável? Faça o teste! 


O portal Time de Saúde, da Alice, primeira gestora de saúde do Brasil, criou uma ferramenta gratuita e rápida para você descobrir onde você está e quem é você na jornada por uma vida mais saudável.  


Responda a poucas perguntas e descubra já: 

 

As respostas fornecidas no Quiz são fundamentais para entender seus hábitos de saúde e serão utilizadas apenas para te encaixar em um perfil que mais se aproxima do seu de acordo com o racional desta análise. 

 

A Alice, após identificar em qual perfil você se encaixa, enviará dicas exclusivas que podem te deixar ainda mais saudável e te dar mais informações sobre a Alice (reforçamos que as respostas do Quiz e o e-mail cadastrado serão utilizados apenas para essa finalidade).

 

Aqui na Alice temos como prioridade máxima garantir a segurança e privacidade dos dados de cada pessoa que se relaciona com a gente. Caso queira saber mais sobre o tratamento de dados, basta clicar aqui.

As 4 possíveis respostas, de acordo com a quantidade de hábitos saudáveis e hábitos não-saudáveis que você tem, são: No Aquecimento, Na Largada, Na Pista e Medalhista. Esses resultados correspondem, respectivamente, às etapas pré-contemplativa, iniciante, intermediária e avançada da jornada rumo a uma vida mais saudável.


A estruturação do quiz foi adaptada, de forma lúdica, de fontes confiáveis de mensuração de saúde como o IPAC (International Physical Activity Questionnaire) e publicações reconhecidas no meio científico, como THE BMJ (British Medical Journal)


Você sabia que hábitos saudáveis ajudam você a viver mais?


Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard T.H. Chan mostrou que construir hábitos saudáveis contribui para aumentar a expectativa de vida em uma década ou mais. 


O estudo acompanhou por 34 anos os dados de 78.865 mulheres e por 27 anos os dados de 44.354 homens americanos e apontou alguns fatores de estilo de vida saudável como:


Não fumar / parar de fumar;

Fazer pelo menos 30 minutos ou mais de atividade física por dia; 

Ter uma ingestão moderada de álcool;

Manter uma dieta saudável.  


Ao adquirirem esses hábitos, mulheres e homens ​​tinham 82% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares e 65% menos probabilidade de morrer de câncer.


Leia mais: Benefícios Alice que te motivam na sua jornada por uma vida mais saudável


Você seguiu hábitos saudáveis nos últimos 12 meses? 


Pesquisa de Comportamentos ConVid, realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) no estado de São Paulo, apontou um aumento de hábitos não-saudáveis na população paulista desde o início da pandemia. 


A pesquisa realizada com 11.863 pessoas destacou que 26,5% dos adultos relataram que a sua saúde havia piorado com a pandemia. 


Hábitos ruins para a saúde mental 


O crescimento do consumo de álcool foi duas vezes maior entre pessoas que relataram se sentir tristes ou deprimidas durante a pandemia. 


O consumo foi três vezes superior entre as pessoas que sentiram ansiedade durante o período de isolamento social. Dos fumantes da pesquisa, 28% deles aumentaram o número de cigarros fumados por dia.


Com a pandemia, houve também uma queda na atividade física, segundo a pesquisa da Unicamp. O percentual de pessoas ativas, ou seja, que praticavam pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais, era de 30,5% antes da pandemia, caindo para 14,2% durante o período de isolamento. 


Leia mais: Os 6 estágios de motivação para a mudança de comportamento


Como mudar de vida e começar a ter uma rotina saudável?


A construção de novos hábitos para uma vida mais saudável demanda tempo e dedicação. 


Nesse contexto, é importante lembrar que a mudança de comportamento não é algo linear, mas cíclico. E a primeira coisa a fazer é perguntar: qual é o problema?  


A resposta será uma provocação para definir os objetivos e destrinchá-los em pequenas metas factíveis e palpáveis. Além disso, a mudança de hábito requer autoconhecimento para saber colocar essas metas em prazos realistas e saudáveis. 


E lembre-se: não há vergonha em recaídas - o mais importante é reconhecer os gatilhos que te fazem retornar para determinado hábito que não seja saudável. Não deixe que a recaída faça você desistir do seu objetivo.

Se inscreva na

newsletter alice

com conteúdo que faz bem

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.