Search
TwitterPinterest
31/8/2021
Mente

Saúde mental como deve ser: Nosso manifesto de Setembro Amarelo

Olhar para dentro e para o próximo é fundamental para o autoconhecimento e o acolhimento das próprias dores e das dores do outro.

Diego Iraheta

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria ao lado do CFM (Conselho Federal de Medicina).


Seu objetivo é utilizar o mês todo de setembro para conscientizar sobre fatores que levam pessoas a tirar a própria vida e prevenir essa que é a causa da morte de aproximadamente 12 mil brasileiros por ano.


De acordo com o Ministério da Saúde, 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como depressão e dependência química.


Aqui no portal Time de Saúde, Mente é um de nossos pilares editoriais. Publicamos frequentemente conteúdos sobre cérebro, mente e emoções.


Neste mês tão marcante, não seria diferente. Mas, em vez de nos debruçarmos sobre o suicídio como problema de saúde pública, optamos por propor mais conversas sobre saúde mental e emocional, baseadas na Ciência.


Diante deste contexto tão confuso de pandemia, com isolamento, distanciamento e tantas perdas próximas, como você está se sentindo?


O cenário de vacinação em massa no Brasil é uma esperança para você — ou gera mais ansiedade pela retomada da socialização em condições ainda adversas?


Ao longo deste setembro, vamos publicar 15 reportagens e 6 vídeos sobre questões que afetam a sua saúde mental.


Queremos esclarecer como as pessoas podem identificar se precisam de ajuda. E também como podem pedir ajuda efetivamente.


Buscamos também educar as pessoas a se tornarem rede de apoio ao outro.


Algumas das pautas que publicaremos aqui são:

  • Ansiedade pós-pandemia e atrofia social
  • A relação complicada entre trabalho remoto e burnout
  • Como construir resiliência em tempos difíceis
  • Pelo direito de fazer pausas
  • Por que tristeza não é doença
  • Como a arte pode nos ajudar a lidar com a saúde mental


Queremos que todo conteúdo publicado pelo portal seja um abraço em todos aqueles que estejam atravessando um momento difícil na vida. Ou que estejam enfrentando um transtorno de humor ou condição clínica de saúde mental.


Que cada texto aqui postado possa gerar uma fagulha para a mudança  — em quem sofre ou em quem está próximo de quem sofre e pode estender a mão para ajudar.


Olhar para dentro e olhar para o próximo são ações essenciais para o autoconhecimento e o acolhimento das próprias dores e das dores do outro.


Aqui no portal Time de Saúde, vamos falar mais sobre saúde mental como deve ser.


P.S.: Se você estiver precisando de apoio, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece atendimento gratuito por telefone 24 horas. O fone é: 188. O chat funciona em horários específicos no site do CVV


Se inscreva na

newsletter alice

com conteúdo que faz bem

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.